quinta-feira, julho 17

ODE A UM MOVIMENTO NOVIÇO!

A idéia inicial que tivemos foi de montar um grupo de estudos em farmácia clínica, onde nós, estudantes, pudéssemos discutir mais profundamente sobre a prática clínica em farmácia. Desde que optamos por lutar pelo reconhecimento do profissional farmacêutico e, conseqüentemente, a legitimação deste profissional pela sociedade, o nossa missão, enquanto estudantes, foi de mobilizar nossos colegas de faculdade a participarem do movimento estudantil. Como se trata de um movimento político, onde existe os mais variados interesses aliados nesse contexto, e que por certa vez acaba desfocando até do objetivo principal, obviamente não existiu adesão unânime. A necessidade que sentíamos de exercer a clínica foi tão gritante, que montamos um projeto de estágio em extensão para a Universidade Federal de Sergipe - o projeto Orientar* - , o qual apresentamos ao Centro Acadêmico e alguns professores, porém por conta de interesses maiores, o projeto não vingou. A tentativa, muito embora frustrada, surgiu de nós na busca de suprir uma lacuna de formação acadêmica e realidade atual do serviço de farmácia. Diante disso, vimo-nos numa situação de despreparo para encarar uma nova realidade do farmacêutico inserido no processo de promoção da saúde, e ainda lidar com uma abordagem multiprofissional, numa equipe onde a condulta clínica varia e as intervenções são tecnicamente pensadas de forma diferente por cada profissional.
E aí a idéia ressurge, e nós reorganizamos o sistema de prática desse grupo de estudos, na busca de torná-lo reconhecido por alguma entidade legalmente: A Liga de Estudos em Clínica Farmacêutica Orientar*.
A proposta foi de um grupo de estudos sério, idóneo e comprometido onde temos listadas as 12 patologias mais freqüentes no Brasil e que acontecem no contexto regional do nordeste.

. A primeira reunião ocorreu em 15 de julho de 2008 e como ponto de partida, discutimos a necessidade da criação deste blog, onde além de documentando o processo de aprendizado e discussão de grupo, estaríamos universalizando a prática, de certo modo, dando acesso a informação a todos que queiram acompanhar nossas experiências.

. Outra proposta surgida foi a da criação de uma pasta no e-mail da turma com o nome do grupo para armazenar os arquivos (livros, artigos científicos, consensos, leis...) que servem de base para nossos estudos e resolução de casos clínicos.

. Cada patologia será estudada durante um período de 30 dias, e reuniões semanais neste período ocorrerão, no sentido de discutirmos os princiais pontos de angústia e necessidade de terapêutica, medicamentos mais indicados, novas tecnologias de produtos farmacêuticos, e um caso clínico será discutido.

. Reuniões mensais serão realizadas para uma revisão de um texto elaborado no mês, relatando as principais deficiências, uma revisão geral do conteúdo, e a participação de um profissional convidado, um especialista no tema em questão.

. Os textos escritos a cada mês será compilado numa linguagem de livro, para publicação, tendo como público alvo estudantes e profissionais da área farmacêutica.

. Para isso, dois tutores serão responsáveis, cada mês. As atribuições dos tutores são:
Mandar textos para o grupo, icentivar os membros no estudo do mês, reunir textos e elaborar o capitúlo do livro, atuar como facilitadores das reuniões semanais do grupo.

Os temas são os seguintes:

1. Diabetes
2. Hipertensão
3. Dislipidemias
4. Câncer
5. Dengue e Parasitoses
6. Distúrbios Gástricos
7. Distúrbios do Sistema Respiratório
8. Doenças Sexualmente Transmissíveis
9. Depressão
10. Distúrbios renais
11. Disturbios do Sistema Reprodutor
12. Transtornos Menores

O primeiro tema foi sorteado já no dia 15/07 e foi o de número 10 (Distúrbios renais).
Os tutores sorteados foram Grasielle Oliveira e Giselle Brito.

Esperamos com esse grupo primordialmente o aprendizado e a garantia de que podemos transformar a realidade, enquanto estudantes críticos e formadores de opinião. Tudo isso visando a realização profissional e o reconhecimento desde pelos outros profissionais de saúde e, substancialmente, pela população. Deste modo estaremos nos capacitando de uma forma extremamente pró-ativa, angariando um futuro que haja retorno social e novas perspectivas, deixando de lado a idéia de simples dispensadores de produtos, para nos enchergarmos como atores fundamentais no amplo espectro da saúde.
O novo farmacêutico está por vir!

2 comentários:

Felipe Miranda disse...

Olá! Eu sou Felipe, farmacêutico de Salvador-Bahia, e abri recentemente um blog sobre temas na área de saúde. Para iniciar coloquei um caso clínico para discussão. O objetivo é congregar os farmacêuticos para trocarmos idéias. O caso é real e atual. Acredito que temos objetivos em comum. Seria um prazer se eu pudesse contribuir com voces de algum modo e que voces contribuissem comigo também. O blog é www.farmacopeia.blogspot.com
Aguardo a visita
Grande Abraço!

Felipe Miranda disse...

Acredito que podemos trabalhar em parceria. Posso tentar contribuir com o grupo trazendo casos clínicos reais dos pacientes que acompanho para discussão com vocês. Também tive dificuldade (deficiência) na minha formação na área clínica. Mas a busca pelo aprendizado é contínuo. Agora estou buscando novas formas de aprender (em grupo) através da criação desse blog. Espero que renda bons frutos.
Abraço!